Gulliver surgiu em 1726, num livro de Jonathan Swift intitulado As Viagens de Gulliver. O livro começa mostrando o naufrágio do navio onde Gulliver viajava. Após o naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada Lilliput. Os habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, estavam constantemente em guerra por futilidades.
Na segunda parte, Gulliver conheceu Brobdingnag, uma terra de Gigantes onde todos eram gananciosos. Gulliver percebe a Dimensão da mediocridade da sociedade inglesa diante da "grandeza" dos habitantes.
Já na terceira parte Na ilha Flutuante de Laputa, Swift criticou a Royal Society, a administração inglesa na Irlanda e a imortalidade, através da descrição dos habitantes dos países por onde Gulliver passou, com alienados cientistas, é uma feroz crítica ao pensamento cientifico que não traz benefícios para a humanidade.
Durante uma terrível tempestade, o navio sobre o comando do maldoso Comandante Leeck, é atingido por um raio e bate num recife de corais, naufragando em seguida. Entre seus passageiros havia Gary Gulliver e seu cachorro Tagg, os quais foram jogados para fora do barco por uma imensa onda. Agarrados a uma porta de madeira, a qual se soltou do navio, foram parar numa pequena ilha chamada Liliputi, onde habitavam pessoas pequeninas, que cabiam na palma da mão de Gulliver . Assim que Gulliver e Tagg chegaram a ilha, eles foram capturados pelos lilliputianos, mas aos poucos Gulliver conseguiu demonstrar suas verdadeiras intenções ao pequeno povo e assim acabou se tornando grande amigo deles.
Com a ajuda dos lilliputianos, Gulliver continuou à procura do paradeiro de seu pai, através de um mapa que o velho Thomas Gulliver deu a ele antes da viagem e que mostrava um tesouro enterrado. Devido a esse tesouro, Gulliver também era perseguido pelo malvado Capitão Leech, um ambicioso vilão, capaz de qualquer coisa perversa para por as mãos no mapa e ficar rico ao encontrar o tesouro.
Nestas aventuras se destacam outros personagens como o minusculo, porém sábio Rei Pomp, comandante maior dos dos liliputianos; a pequena lilliput chamada Flitácia, uma pequena loirinha, filha do Rei Pomp que é completamente apaixonada por Gulliver; assim como um lilliput muito pessimista chamado Soturno e também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário