Babar



Para primeiro post começo com os desenhos animados "Babar". Babar é uma personagem fictícia, protagonista do livro infantil francês L'Histoire de Babar, escrito por Jean de Brunhoff. A história começa quando Babar ainda pequeno parte da floresta, até que chega a uma cidade onde começa a vestir-se como um homem. Mais tarde regressa á sua terra natal onde é coroado rei dos elefantes. A história é baseada nos contos que Cecile, a esposa de Brunhoff, relatava aos filhos do casal, Laurent e Mathieu. Este relato agradou os de tal forma que contaram ao seu pai, cuja ocupação era de artista e pintor. Dessa maneira ocorreu a Brunhoff escrever um livro ilustrado, somente para uso familiar. Logo, seu irmão, Michel de Brunhoff, e seu cunhado, Lucien Vogel, entusiasmados, publicaram o livro em 1931, pela editora Éditions du Jardin des Modes, com o título de "L'Histoire de Babar le petit éléphant" (A História de Babar, o pequeno elefante). Jean de Brunhoff publicou seis histórias antes de falecer, em 1937. Seu filho Laurent de Brunhoff, que, como seu pai, era escritor e pintor, continuou a série a partir de 1946, com "Babar et Ce Coquin d'Arthur" e muitos outros. Foi Laurent também que, em 1969, começou uma série para a televisão francesa.
Em 1989 a história de Babar foi adaptada para TV através de uma série de desenhos animados. Esta não foi a primeira adaptação do Babar para tv. A série foi produzida entre 89/91 e realizada por Stéphane Bernasconi e Dale Schott.

História

Babar é um jovem elefante que vive com sua mãe e todos os outros elefantes na selva. A sua vida muda tragicamente, quando um caçador mata a sua mãe. Ele é então obrigado a refugiar-se na cidade onde conhece uma velha senhora que lhe ensina a andar de pé, e todos os hábitos e costumes de mundo dos humanos. Contudo, Babar tem saudades dos seus amigos e decide regressar à selva. De regresso, ele controi na selva a Vila Celeste onde ele é rei e casa-se com a sua prima Celeste. O casal de elefantes têm 4 filhos Flora, Pom, Alexandre e Isabel. Afável e atencioso, Babar enquanto jovem vive aventuras emocionantes que gosta de contar aos seus filhos. Ele tem também um rival, o rei da Rinolândia.

As primeiras séries foram emitidas na RTP(1990) e mais tarde repetiram na SIC(1993/1994) com a mesma dobragem. As primeiras 3 séries foram dobradas nos estúdios Nacional Filmes com direcção de António Feio. A 4º e 5º série foram dobradas nos estúdios Somnorte.
Esta série voltou a passar na RTP em 2007 mas infelizmente com uma nova dobragem, bastante inferior à primeira. A dobragem foi feita nos estudios da Nacional Filmes.

Personagens

  • Céleste: prima e esposa de Babar, rainha de Celesteville.
  • Pom, Flora, Alexander e Isabelle: os quatro filhos de Babar e Celeste. (O filho Alexander é uma homenagem a Alexander Schevtschenko)
  • Zéfiro: um dos mais antigos amigos de Babar (um macaco).
  • Arthur: um jovem primo de Babar (irmãozinho de Celeste).
  • A velha amiga (humana) de Babar: Foi ela quem ensinou-lhe a vida na cidade.
  • Cornélius: O mais antigo conselheiro de Babar.
  • Pompadour: Outro conselheiro de Babar, o mais aristocrático dos dois.
  • Trombadour Assessor de Pompadour.
  • Poutifour: O jardineiro de Babar.
  • Rataxès: Rei dos rinocerontes.
  • Basil: Conselheiro de Rataxès
  • Victor: o filho de Rataxès.
Fonte:

Desenhos Animados

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário