PATRULHA ESTELAR

O conceito original do Yamato começou a ser desenvolvido pelo produtor Yoshinobu Nishizaki no início dos anos 70. Somente com a entrada do desenhista Reiji Matsumoto o projeto decolou, já que ele criou não só o visual das naves e personagens, como também desenvolveu a história, produziu os quadrinhos (em 1972) e também foi supervisor geral dos desenhos.

Reiji Matsumoto, famoso no Japão por criar épicos espaciais como Capitão Harlock e a Nave Arcádia (já lançado em vídeo e exibido na Manchete) e Galaxy Express 999, começou a carreira desenhando para revistas femininas. Ele nasceu em 1938 e seu nome verdadeiro é Akira Matsumoto.

A primeira temporada de Patrulha Estelar, que mostra a guerra contra o Império Gamilon de Deslock, teve pouco sucesso e durou 26 episódios. Resumida em um longa para cinema, fez enorme sucesso, o que permitiu a retomada da saga num longa em 1976. Esse longa com a luta contra o Cometa Império tinha um final muito trágico e a pressão do público fez o estúdio reformular a história na forma de uma série de TV com 25 episódios. Entre a série II (Cometa Império, de 1978) e a série III (busca da nova Terra, de 1980), houve dois longa-metragens, sendo um para TV e o outro para cinema. O título original da série é Encouraçado Espacial Yamato, uma alusão a um navio que existiu de verdade. No desenho, o encouraçado Yamato, da Segunda Guerra Mundial, é recuperado e convertido em poderosa espaçonave de combate. Rebatizada nos EUA Star Blazers, a produção foi lançada no Brasil com os nomes já alterados, incluindo o da nave, que ficou sendo Argo.

A série III foi trazida diretamente do Japão. Nela, todos os personagens novos têm seus nomes originais japoneses preservados. Os que já eram conhecidos por nomes ocidentais continuaram assim. Após a última temporada na TV, a saga foi encerrada com um grandioso longa-metragem para cinema em 1983. Muito do sucesso e do clima épico da série se deve à brilhante trilha sonora de Hiroshi Miyagawa, cujo trabalho em Patrulha Estelar rendeu um disco gravado ao vivo, executado pela Orquestra Sinfônica de Tóquio. Em 1994, uma nova geração foi apresentada no Japão em uma minissérie feita diretamente para vídeo.


Fonte:

Mofolândia/ InfanTv

Nenhum comentário:

Postar um comentário