PIRATA DO ESPAÇO

O Pirata do Espaço foi um anime produzido em 1976 pela Dynamic Animation e pelo estúdio Knack Animation, dentro do estilo mecha. Criado por Go Nagai e Gosaku Sakurada, com roteiros dos próprios criadores, o desenhos de Norio Suzuki tinham a brilhante animação de Shuizuko Katsumi.O desenho foi apresentado originalmente no Japão, pela TV Tokyo, entre 1 de julho de 1976 a 31 de março de 1977, num total de 36 episódios,aproximadamente 24 minutos cada. Pirata do Espaço foi criado praticamente paralelamente a outros projetos de Go Nagai sobre o mesmo assunto, desta forma um mangá ilustrado por Panchosu Ishiwata e Gosaku Ota foi editado pela Asahi Snorama entre 30 de julho de 1976 a 20 de setembro de 1976, num total de dois volumes.  Embora Groizer X não se tornasse um grande sucesso no Japão, o impacto do personagem em outros países até que foi bastante considerável. Um dos pontos que certamente contribuíram para o fracasso da série foi o fato de que o robô protagonista pouco aparecia nos episódios, particpando apenas de 12 dos 36 produzidos.
O Pirata do Espaço foi exibido pela primeira no Brasil entre 1983 e 1985 pela Rede Manchete no programa Clube da Criança. A produção foi trazida pela distribuidora Network junto com Don Drácula, e assim como essa, teve sua abertura alterada, com a música sendo substituida pela inconfundivel  marchinha. Em 1994, foi reprisado pela CNT no programa Tudo Por Brinquedo, apresentado por Mariane. Na reprise, sofreu constantes cortes na abertura e encerramento, além dos episódios serem apresentados fora de seqüência.

Episódios

1 - Encontro com o Pirata do Espaço
O piloto de acrobacias Joe Casaca, juntamente com o Professor Tobishima, chefe da equipe Tobishima, partem para investigar uma gigantesca nave alienígena que caíra. Descobrem Rita, muito ferida no interior da nave. O Império Gailar começa a atacar o Japão com um robô-bomba e Rita diz que a única maneira de detê-los é usando o Pirata do Espaço, a nave em que ela veio. Ela parte com Joe para mostrá-lo como controlar a nave.
2 - O Segredo da Dama Espacial
Rita conta sua origem, como os gailarianos chegaram à Terra e como Geldon iniciou o plano de invasão. Ela conta ainda a sua fuga, na qual seu pai teria sido morto pelos soldados Gailarianos. Novo robô-bomba ataca e é destruído.
3 - A Terrível Arma Mortal
Novo ataque de um robô bomba, desta vez em Hokaido. Masato, sobrinho do doutor Shimura vê seus pais mortos.
4 - Acidente Quase Fatal
Professor Tobishima sai com Rita no Dragão Vermelho. Eles são atacados por um robô-bomba, mas retornam à base. Joe, muito irritado por Tobishima ter levado Rita no velho avião, fica revoltado. Discute até com Rita e desiste de Pilotar o Pirata do Espaço. Rita parte para destruir o robô-bomba, com o professor Tobishima como co-piloto. Ele pilota o jato Pirata, mas é atingido e então pula de pára-quedas, que é atingido também. Joe o salva e eles fazem as pazes.
5 - Remorso Que Mata
Rita sente-se culpada pela morte dos pais de Masato. Um robô bomba procura a base do Pirata do Espaço, Joe vai investigar e é atacado. Sozinho, consegue escapar do robô, e Rita o resgata. Juntos derrotam o robô-bomba.
6 - Operação Supersônica
O Prof. Toyama, criador do avião Match 3.5 MJ se torna refém dos gailarianos, que querem roubar seu avião e torná-lo um cientista de Gailar. Para pressioná-lo, seqüestram sua filha, o que Joe tenta impedir sem sucesso. O professor, se vendo na impossibilidade de reagir, parte com seu avião sob as ordens de Gailar, mas atira-o em direção ao solo, preferindo a morte a entregar o Match 3.5 a Géldon.
7 - A Caçada
O General Dagar usa uma nova estratégia, e usa Kent, um antigo namorado de Rita, para convencê-la a retornar a Gailar. Ela parte com o Pirata do Espaço, mas ao ver Joe ser atingido, destrói o robô-bomba de Kent.
8 - Em Busca do Robô Assassino
Um novo foguete é desenvolvido, o V7, e Joe é escolhido para ser piloto de testes, principalmente por ter salvo Koji, em um naufrágio algum tempo antes. Querendo roubar os planos do V7, o império Gailar ataca fazendo hipnose em Koji, que passa a agir sob o comando dos gailarianos e rouba os planos do V7 de seu pai. Joe tenta salvá-lo, mas é capturado e para escapar da morte, apela para os sentimentos de Koji, que resgata finalmente suas lembranças de Joe, que o salvara, e foge com ele.
9 - Amizade Entre Balas
Harlock, um homem que conhecera Rita ainda criança, captura Joe. Rita parte com o Pirata do Espaço, enquanto o próprio Harlock abandonava Joe com vida, arrependido de seus atos. Ele parte para a batalha com Rita, mas sem intenção de vencê-la. Diz que matou Joe, e é destruído por ela.
10 - Uma Vida Sem Sentido
Midori, filha de um milionário conhecido como "diabo" por não se importar com os demais, é seqüestrada pelo império gailar e usada com escudo nas batalhas. Joe e Rita a salvam, e o milionário se arrepende de seus atos, desistindo de destruir a área pesqueira ameaçada por um investimento seu.
11 - Operação Humanóide
Isamu Okamoto, ex-aluno do professor Tobishima e velho amigo de Joe, é capturado pelo império Gailar e torna-se piloto do robô bomba.
12 - Destruam a Deusa de Barro
Em agradecimento ao empréstimo concedido pelo Japão, um país da América envia uma estátua de Vênus. Mas essa estátua é substituída por um robô-bomba, e um príncipe que ia inaugurá-la é tomado como refém.
13 - A Satânica Nave Espacial
Geldon perde a paciência com Dagar e diz que ele mesmo deverá pilotar o robô bomba. Ele parte em sua missão, mas morre na batalha contra o Pirata do Espaço. Marechal Dógus é indicado pelo Chefe Gólin para assumir seu lugar.
14 - O Cruzador do Diabo
Um Robô-Bomba atacava navios para roubar os peixes.
15 - O Robô Bomba 100
Vicky, sobrinha de Dógus é escolhida para pilotar o Robô-Bomba. Arrependida por ter matado milhares de pessoas no Japão, desiste de lutar com o Pirata do Espaço e ataca o Gélmus. É destruída pelas ordens de seu próprio tio.
16 - O País Está Indefeso
Um robô-bomba parecido com um rato ataca.
17 - Misterioso Objeto Voador
Um Robô Bomba no formato de "disco voador" ataca. Os ataques contra ele são inúteis, pois ele gira em alta velocidade. Joe sugere a criação de novas armas, com um conteúdo interno grudento, que quando explodisse se espalharia no disco voador, travando seu giro, possibiltando os ataques.
18 - A Batalha do Céu
Sabu fica pelado em frente a algumas garotas e é expulso da base Akane. Joe faz o professor Tobishima reconsiderar a decisão ao dizer que iria embora com ele. No ataque ao robô-bomba, Joe e Rita descobrem Sabu no Pirata do Espaço. Imediatamente o professor Tobishima o expulsa, mas ele acaba ajudando Joe, e volta normalmente à base.
19 - Salvem o Que Puder
Jem entra às escondidas no tanque pirata, e se vê no meio de uma batalha real.
20 - Saudações
Uma nova estratégia é usada. Clyde Pantera, hábil piloto, é usado para desafiar Joe em um duelo de aviação. Os dois sofrem acidentes, mas o Pantera acaba ficando amigo de Joe.
21 - A Destruição da Base Secreta
A base avançada de Gailar é destruída.
22 - A Captura do Herói
Um estranho meteorito cai num lago, matando os peixes. Akira, o pescador, vai investigar e é capturado pelo falso meteorito, na verdade uma arma de Gailar.
23 - Em Busca de Rita e Joe
Insatisfeitos com os sucessivos fracassos de Dógus, Géldon e Gólin ordenam que ele comande o robô-bomba pessoalmente. Uma nova arma é desenvolvida no Império Gailar, com capacidade de atravessar vidros, paredes e até blindagens. Joe e Rita são atingidos e o Pirata do Espaço cai no mar.
24 - A Resistência Feroz
Joe e Rita não estavam mortos, são resgatados e voltam ao combate, destruindo o robô bomba e o atirador. Marechal Dógus escapa antes do robô-bomba ser completamente destruído.
25 - O Terrível Tanque Gigante
Um novo robô-bomba é lançado. Trata-se do robô-bomba Apolo, um tanque gigante.
26 - O Cão Assassino
O Gélmus é destruído pelo Pirata do Espaço. Os três filhos de Dagar aparecem querendo vingar a morte de seu pai e são escolhidos para pilotar os robôs-bomba. Dois deles são destruídos na batalha, mas um, angustiado, decide fugir.
27 - Ataque Final
Masato apresenta alguns sintomas estranhos e é examinado pelo doutor Shimura, que descobre que o mesmo ataque que matou seus pais deixou em Masato uma doença que o levará a morte em menos de 6 meses. Joe, comovido, leva Masato no Pirata do Espaço para que ele se vingue pela morte de seus pais. Uma nova pista de decolagem é construída, com o Pirata sendo lançado sob as águas.
28 - A Baleia Voadora
Um robô-bomba em forma de baleia simplesmente engole o petroleiro Korushimaru e leva a tripulação como refém para a base avançada de Gailar.
29 - O Doutor Está Vivo
Uma cópia do Pirata do Espaço é produzida e ataca o Japão. Neste episódio, o Prof. Yan aparece.
30 - A Morte Bate em minha Porta
Neste episódio, Masato falece.
31 - ??
Um pequeno sensor é deixado no Tubarão Pirata durante uma batalha. Esse sensor faz com que a base do Pirata do Espaço seja localizada. Assim, durante a noite a ilha Akane é invadida e o Pirata do Espaço é capturado. Bacu, no Dragão Vermelho, faz um ataque suicida, impedindo a decolagem do Pirata, o que possibilita que Joe retome a nave.
32 - A Invasão do Império Galático
Várias Naves partem para invadir a Ilha Akane. O Pirata do Espaço vai ao encontro delas e as destrói, com exceção do robô-bomba de Dógus, que foge para a ilha onde está a base avançada. Nova batalha é travada e a base é destruída. Dógus morre. Os tripulantes do Korushimaru são libertados, com a conivência de soldados gailarianos que planejavam uma revolta contra Géldon.

Fonte:

Mofolândia/Infantv



Nenhum comentário:

Postar um comentário