Fantástico Jaspion

O Fantástico Jaspion foi uma série de TV japonesa, conhecida como gênero tokusatsu do tipo Metal Heroes, produzido pela Toei Company e exibido originalmente pela TV Asahi, no Japão, de 15 de março de 1985 até 24 de março de 1986, num total de 46 episódios. O nome da série original era "Kyojuu Tokusou Juspion": Kyojuu significa monstro gigante, Tokusou é uma abreviação de "tokubetsu sousa" (investigação especial) e  Juspion (Jaspion no Brasil) foi tirado das palavras "Justice" (Justiça) e "Champion" (Campeão).
Com uma boa qualidade de produção, Jaspion é a mais  original de todas as cinco séries dos Policiais do Espaço, pois ela não possui a repetição de situações das séries anteriores. Os roteiros são geniais principalmente quando é iniciada a saga do pássaro dourado, onde as histórias escritas por Shozo Uehara desenvolvem uma trama sensacional.
No elenco, Hikaru Kurosaki (nome artístico de Seiki Kurosaki) interpretava o herói carismático Jaspion e Kiyomi Tsukada era sua parceira, a bela andróide Anri. O temível vilão MacGaren (Mad Galant no original) era interpretado pelo conhecido ator de ação Junichi Haruta que dispensava dublês nas cenas arriscadas de seu personagem. Outro ator famoso na série foi Hiroshi Watari, no papel de Boomerman (Boomerang no original).

No Brasil

Em meados de 1985, o empresário Toshihiro Egashira, dono de uma locadora de vídeo, notou que os tokusatsus, apesar de em japonês e de inicialmente serem fitas destinadas apenas a locação aos descendentes nipônicos, eram os programas mais alugados em sua locadora e foi ao Japão decidido a adquirir os direitos desses programas para comercializá-los amplamente no Brasil. Trouxe de lá Jaspion e Changeman e fundou a Everest Vídeo. Para ampliar os negócios ele licenciou os títulos para exibição na tevê e com a ajuda de Beto Carrero, a Everest fechou um acordo para exibir ambas as séries na TV Manchete.
Em menos de 1 mês de exibição dentro do Clube da Criança, as aventuras de Jaspion e Changeman alcançaram o segundo lugar na audiência, tornando-se os programas mais vistos da emissora.
O sucesso foi tão gigantesco que a distribuidora Everest montou um Circo Show, que viajava por vários estados. Neste enorme circo eram apresentados Shows com atores brasileiros interpretando os heróis das séries Jaspion e Changeman. Com roteiros escritos por Mauro Eduardo e contando com o dublê Adriel de Almeida  com o principal da equipe, o Circo-Show de Jaspion & Changeman rodou todo o país. Jaspion virou um fenômeno, ganhando quadrinhos (via Bloch, EBAL e Abril), chicletes, discos, camisetas.
Mais tarde, em meados de 1995 Jaspion foi exibido  nas tardes da Record junto a Changeman, Flashman, Machine Man, Sharivan e Goggle 5. Foi exibido pela última vez no Brasil em 1997 nas manhãs da CNT/Gazeta.

 










Fonte:

Infantv

Nenhum comentário:

Postar um comentário